Aos Que Se Expõem

Existem quatro maneiras de se encarar a verdade. Há os que desconhecem a verdade, os que lutam para defender a verdade, os que conhecem a verdade e oprimem, e os que conhecem a verdade e se calam.

Os primeiros, por não saber da verdade, por não conhecer o caminho que gera a verdade, por não ter como entender a verdade e por não partilhar da verdade são VÍTIMAS e devem ser defendidos, pois podem ser manipulados.

Os segundos, os que conhecem a verdade e lutam por ela, sangram pela verdade, sofrem pela verdade, vivem pela verdade e morrem em verdade. Estes são escurraçados, destituídos, deslocados, silenciados, intimidados, intimados, torturados, enjeitados, apresados, amados, odiados, desejados, destruídos, escarrados e sempre têm um triste fim, mas vivem na glória da eternidade. Estes sobem com a cabeça erguida pelo cadafalso, cruz, fogueira, guilhotina e quando, no último momento, são novamente humilhados, erguem a voz e dizem a verdade, antes do fim. Estes são MÁRTIRES e devem ser seguidos pois são eles que vivenciam a verdade.

Os terceiros são os que têm o poder. Eles manipulam, prostituem, matam, oprimem, torturam, enjeitam, intimidam, intimam, prendem, escarram, julgam, destroem, vitimam, aleijam e convencem. Estes são os que se acham donos da verdade. Estes não discutem a verdade, não constoem a verdade, não vivem a verdade. Estes escondem a verdade pois sabem que não há argumento que refute a verdade. Estes humilham os que lutam pela verdade, os que estão ao redor dos que lutam pela verdade, os que desconhecem a verdade e prostituem os que a conhecem. Estes estão interessados no poder, não de transformar, mas de ditar o que é a verdade. Estes são os MENTIROSOS e devem ser silenciados.

Mas os piores são os últimos. Estes não torturam, não matam, não roubam, não julgam, não destoem, não vitimam, não aleijam, não escarram e não constroem a verdade. Estes não se mostram, não defendem os que defendem a verdade, nem ao menos defendem a si mesmos dos despaltérios dos que silenciam a verdade. Estes ficam parados olhando, silenciosos os fim dos mártires. Estes choram sozinhos, calados mais choram, pois sabem a verdade. Estes não se expõem pois sabem o que significa se expor conhecendo a verdade. Estes são coniventes com a ignorância dos primeiros, com o martírio dos segundos e com as mentiras dos terceiros. Estes são os responsáveis pelo sofrimento dos que conhecem e desconhecem a verdade. Estes são os responsáveis pelo poder dos que silenciam a verdade. A estes, minhas piores palavras, meus piores chingamentos, meus piores sentimentos. A estes os meus escarros, os meus peidos, os meus urros, as minhas fezes. A estes a única e verdadeira certeza: estes são NADA e nada continuarão a ser…

5 pensamentos sobre “Aos Que Se Expõem

  1. Poeta, você me impressiona. Calar a verdade é exatamente isso: ser conivente com aqueles que oprimem os mártires e ignorantes. Fico boqueaberta com sua percepção das coisas. Beijos, menino. Deus te conserve assim.

  2. Eu teria um quinto grupo, ou um subgrupo do primeiro: os que não conhecem a verdade, mas estão na busca.

    Concorda? Sei lá… acho que eu me encaixo mais nesse… e de boa… QUEM conhece a verdade?!

    Discussão acalorada demais pra se fazer apenas por blog… Beijo grande, vc continua me surpreendendo!

Deixe um comentário

