Dor, insônia e outras histerias

Engraçado com a dor às vezes parece ser insuportável. Como a maior parte de vocês sabe, eu sinto dor o tempo inteiro. Chova ou faça sol, faça calor ou frio… Dói sempre, mas nunca dói do mesmo jeito. A dor pra mim é como uma amiga insistente que fala sem parar, mas nunca do mesmo assunto. E assim, vou caminhando.

Esses dias tem feito frio. Quando esfria é sempre pior, porque a dor é tão grande que às vezes eu acordo de noite e fico rolando na cama sem posição. A dor é tão presente que sinto que dói até nos meus sonhos.

E quando dói assim eu levanto mancando e começo a pensar. E quando acordo à noite e penso, vem a insônia, minha outra companheira.

Mas essa é mais rara, porém mais exigente. Enquanto a dor é constante, tão constante que me acostumo a ela a ignoro a maior parte do tempo, a insônia é implacável. Quando ela vem, nada mais importa. Ela vem e fica pelo menos um mês, sem me dar sossego. Ela me suga, me toma, me doma. Eu penso nela todos os dias, todas as horas. A insônia é como aquela namorada possessiva que você tem certeza de que só vai embora quando ELA quiser.

E vou aturando, dia após dia. Definhando, até o ponto que eu mesmo penso que não sou mais humano. Até o ponto que me olho no espelho e não me reconheço, de tão cansado, de tão destruído e estressado.

E, um dia, sem motivo algum, ela se vai. Vai mas deixa a certeza de que um dia ela volta, outra vez torturante, outra vez implacável…

E, enquanto ela não volta, eu aproveito, livre. Livre como aquele garoto que depois de muito tempo de castigo sai correndo de casa pra rua, gritando e agitando os braços como um louco. Como se fosse tão rara a liberdade e tão cruel o castigo que esta fosse a última chance de ver o mundo. Como se fosse a única chance de se feliz.

E eu fico aqui, sofrendo com minha dor, mas satisfeito de que a insônia me deu trégua…

Deixe um comentário

