Brasil Pandeiro

Olá.

Os meus amigos mais próximos saber que essa semana eu estou em Salvador, participando de um congresso científico. Deixando essa parte pessoal de lado, friso que é impossível vir para uma cidade como essa, com tamanha carga cultural e não ficar influenciado. Desta forma, o poste de hoje é sobre um grupo daqui que faz um barulho altamente recomendável: Os Novos Baianos!

Acabou Chorare

O que este disco tem de especial? Bem, eu sou suspeito para falar, eu gosto de música brasileira e estou mostrando nos últimos postes alguns dos discos que acho fundamentais para definir a musicalidade de nosso tempo. Particularmente para a música brasileira, o disco Os Mutantes e Acabou Chorare são [em minha opinião] equivalentes. Da mesma forma que o Os Mutantes dava muito espaço para o experimentalismo, Acabou Chorare é uma mistura de sons nunca vista na história desse país.

De fato, os hippies baianos faziam misturas inusitadas, sacações monumentais, que fizeram com que esse disco também fizesse parte de qualquer antologia da MPB. Tenho de dar uma especial atenção aos curiosos e inusitados arranjos de Pepeu Gomes [pra mim o maior guitarrista não-roqueiro brasileiro de todos os tempos]. Por exemplo, recomendo FORTEMENTE ouvir os arranjos para guitarra e contrabaixo de Tinindo Tricando.

Também é fabulosa a capacidade dos garotos de misturarem sons nacionais. Uma das pérolas deste disco é a espetacular Brasil Pandeiro, versão fabulosa da música de Assis Brasil. Só a música é fonte de longas conversas. Os Novos Baianos eram um grupo muito respeitado, contribuindo com grandes compositores nacionais, como João Gilberto e Caetano Veloso.

Adeus Chorare é o disco de maior sucesso do grupo e uma boa síntese do seu trabalho. Espero que vocês gostem, principalmente dos arranjos em samba, primorosos. Destaque para a supracitada Brasil Pandeiro, para Acabou Chorare, Preta Pretinha e A Menina Dança, que se tornaram clássicos.

“minha carne é de carnaval / o meu coração é igual”

Faixas

1 Brasil pandeiro

2 Preta pretinha

3 Tinindo trincando

4 Swing de Campo Grande

5 Acabou chorare

6 Mistério do planeta

7 A menina dança

8 Besta é tu

9 Um bilhete pra Didi

10 Preta pretinha

4 pensamentos sobre “Brasil Pandeiro

  1. Esse disco é DUCA-ralho!!

    Assim como “Tábua de esmeraldas”, do Jorge Ben. Papa finíssima!!

    Bom ver que além de textos temos aqui com nosso Matemático Boy boas indicações!

    Voltei a atualizar meu blog!! Dei novas caras e novos textos!!

    Depois dá uma passada lá!!

    Abs,
    REMO.

Deixe um comentário

